Tudo o que o coração me disser!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cativos da vida…

Um dos melhores e mais cativantes livros infanto-juvenis de sempre é “O Principezinho”, de Saint-Exupery . 
Ao longo da história existe uma frase que sempre me cativou a atenção, onde diz que “somos responsáveis pelos que cativamos” … Seja na amizade ou no amor, a responsabilidade do sentimento que a outra pessoa tem por nós também é nossa, porque a cativamos com a nossa maneira de ser, porque a cativamos pelo que somos… Porque disponibilizamos tempo para cativar essa pessoa, para a ligar à nossa vida e à nossa lembrança.
Depois de cativarmos alguém, somos sempre responsáveis por aqueles que mantemos cativos do nosso coração e da nossa presença… Se a responsabilidade de prendermos alguém também é nossa, teremos nós o direito de tratar essa pessoa sem o devido respeito e sinceridade?

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos!”
Para ver bem as verdadeiras alegrias da vida, temos de fechar os olhos, abrir o coração e deixarmos que apenas as boas pessoas nos mantenham cativos para toda a vida!
As relações humanas a que somos sujeitos todos os dias, são as batalhas mais duras de travar… Nem sempre ouvimos aquilo merecemos, nem sempre as pessoas se revelam aquilo que esperaríamos… Mas ter alguém que nos apoia, e que nos mostra que vale a pena continuar a lutar por algo melhor.
Por muito que a vida nem sempre nos traga as recompensas desejadas, as palavras certas ou os gestos heróicos, haverá sempre alguém que irá aparecer para mostrar que ainda vale a pena sermos o melhor possível…
A vida traz recompensas, temos de as ver com os olhos do coração… seja num abraço amigo, num olhar de orgulho ou num sorriso de confiança…

Imagem retirada da Internet

2 comentários:

Estudante disse...

O Principezinho é um livro que todos devíamos ler :) é do mais ternurento que conheço! E ainda bem que falaste nele!

“somos responsáveis pelos que cativamos” tão lindo :)

Poison disse...

Também gosto muito do livro, tem ensinamentos importantes para a toda a vida. Essa é uma das frases mais bonitas e significativas da minha vida :)