Tudo o que o coração me disser!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dependência…

A dependência humana vai muito além dos estupefacientes, dos componentes químicos, do tabaco ou outros elementos passíveis de provocar dependências congénitas…
Todas essas podem ser curadas de formas diversas… mas e a dependência sentimental, como se cura? Ou será que ela nem sequer existe e se cura da mesma forma que as restantes?
Não sei se é correcto dizer que somos dependentes de alguém, fica sempre na dúvida quando me dizem isso. Nos dependemos de nos próprios para sermos felizes. Por isso me mete alguma confusão quando me dizem que são dependentes de alguém, que só conseguem viver e ser felizes ao lado de alguma pessoa. 
Nos devemos ser dependentes de nós próprios, dos nossos próprios meios para criar uma felicidade que nos satisfaça minimamente. Claro que podemos ser mais ou menos felizes conforme as situações da vida, mas criar dependência de alguém é demasiado obsessivo.


12 comentários:

S Maria disse...

Eu acho que não existe. O que existe é uma obsessão, que leva a que as pessoas pensem isso. Deixam de conseguir pensar por si mesmos, vivem só para que aquela pessoa seja feliz, ignorando a própria felicidade.

NS disse...

Concordo :)

Ritinha disse...

Eu concordo com tudo o que disseste e com o comentário da eu-sou-eu!

Unknown disse...

Nunca somos realmente dependentes de alguém, mas por vezes convence-mo-nos disso, e a partir daí a relação só pode dar errado.

Jedi Master Atomic disse...

Não te esqueças que há muita gente que não consegue gostar de si própria, portanto precisa de alguem ao lado que goste dela, para servir como validação.

A dependencia emocional trata-se (não se cura) mais ou menos da mesma forma que uma dependencia quimica, sendo que o 1º passo é a pessoa admitir que a tem.

S Maria disse...

A Ritinha concorda comigo, obaaa :D xD

A Minha Essência disse...

Tudo o que passa por cima do nosso bem-estar, não é saudável! :)

*Nightwish* disse...

Essas pessoas que dependem dos outros e dos seus sentimentos assustam-me. Simplesmente assustam-me...
Bjs*

Pretty in Pink disse...

Eu acredito na dependência sentimental. E acredito que pode ser uma coisa negativa. Devemos ser dependentes de nós próprios, tal como disseste, estar dependente de alguém não nos faz bem nenhum e acaba por não ser amor saudável...

Beijinho*

BlackRaven disse...

Dependência sentimental é um estado que comparo às pessoas que são hipocondríacas. Dependemos de nós próprios para sermos felizes, mas ter alguém do nosso lado, que nos segure e nos conforte é o mesmo que dar um "placebo" a alguém que julga sofrer de todos os males.Opiniões são o que são, e a minha é esta... Não é bem melhor ser feliz ao lado de alguém, e atingir esse estado com a ajuda de alguém, do que sozinho? Bj.

Poison disse...

#eu-sou-eu
é isso, criam uma dependência tal que se esquecem de viver a sua própria vida!

#NS
Obrigada :)

#Ritinha
Obrigada :)

#Kim III
Podemos ser dependentes,obsessivos até! Mas sim, tens razão, tudo pode correr mal a partir desse momento!

#Jedi Master Atomic
Sim, o primeiro passo é admitir essa dependência. E também concordo que as vezes gostar de alguém não é mais do que suprimir a lacuna de não gostarem deles próprios!

#A minha essência
é mesmo isso. tudo o que nos anule não pode ser bom!

#Nightwish
é verdade... consegue ser assustador!

#Pretty in Pink
não acredito que uma dependência ou obsessão por alguém seja amor, quando mais saudável!

#BlackRaven
Ter alguém ao nosso lado não implica ser obcecadamente dependente dessa pessoa. Tu estas a falar de uma relação saudável e eu de uma relação obsessiva, para mim são coisas diferentes! :)
E já agora, se não conseguires ser feliz sem sozinho, nunca irás conseguir fazer outra pessoa feliz!

Raven disse...

Somos um animal social, acaba sempre por existir um ciclo de influencia e dependencia. Claro que há gente que leva esse ciclo ao extremo doentio mas... é como todas as outras drogas. O que te dá prazer, torna-se dificil de largar.