Tudo o que o coração me disser!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dor física VS Dor sentimental

Muitas vezes surge-me a dúvida de qual das dores, física ou sentimental, será que dói mais, que nos massacra e dilacera mais!
É certo que muitas dores físicas podem ser insuportáveis, podem fazer sofrer horrores durante tempos infinitos… E a dor sentimental, invisível aos olhos, será que nos pode provocar o mesmo ou apenas somos nós que a deixamos instalar-se e acabar connosco aos pouco sem que ninguém perceba?
Para as dores físicas sabemos que pode existir tratamentos, que a atenuam imediatamente ou ao longo do tempo. Na verdade acho que com a dor sentimental acontece o mesmo, só que neste caso talvez seja o tempo o próprio analgésico.
Dificilmente somos nós a escolher a dor física, ela surge por algum motivo que geralmente nos é alheio. E a dor física, não seremos nos a escolher ou a permitir que ela avance e nos magoa mais ou menos? Não seremos nós a dar espaço para que ela avance sem que nos apercebamos disso, num acto inconsciente?
A dor sentimental não se escolhe, é certo, pelo menos não de forma consciente. Mas não sei definir se o sofrimento que se sente numa e noutra situação pode ser quantificado com medidas similares, por serem dores diferentes, com características diferentes e incomparáveis.
No entanto, continuo a ser da opinião que, ao contrário da dor física que é tratada com elementos físicos, a dor sentimental deve ser tratada também a nível sentimental. O preenchimento da alma nem sempre se cura apenas com medicamentos, mas sim com o tempo, com a aceitação do passado, com a aceitação dos factos…


12 comentários:

Unknown disse...

Estás certa, cada dor com o seu tratamento. Mas o que eu acho é que doer, na verdadeira acepção da palavra, só a dor física, essa sim é uma dor real e que pode ser tão insuportável que nos leve à morte. A dor física pode chegar a um nível instantâneo de "insuportabilidade" que a dor sentimental não chega, mas esta também pode matar, só que de forma lenta...

Miss Worm disse...

Sim... a dor sentimental requer a chamada - inteligência emocional - e esse é o primeiro passo para curar a dor sentimental. Mas nem sempre a cura, nem sempre a resolve, apenas atenua... muitas vezes só recorrendo a medicamentos é que conseguimos encontrar um balanço entre o químico e o emocional !
O comercial assim o diz e tem razão, por exemplo, depressão dói ! Mas até percebes que está a doer...

S Maria disse...

Ora bem, isto é o mesmo que dizer "qual é pior, um problema ou uma doença que se vê ao olhar para a pessoa ou uma doença que não se vê, mas que lá está?". Para cada pessoa o seu problema é pior que o do outro... Na minha opinião, uma doença que não se manifeste fisicamente é pior do que uma que se manifesta. Porque se olhares para alguém e vires alguma coisa, percebes. E se não vires nada, dificilmente acreditarás. (Estou a generalizar, não digo que contigo seja assim).
Mas para mim uma dor psicológica ou sentimental, é sempre pior. Porque não se vê, mas sente-se.

Anónimo disse...

As dores, físicas ou sentimentais, são piores as que sentimos em dado momento.
Uma pessoa com dor de dentes tem lá disposição para "dor de corno"? ahah

*Nightwish* disse...

A dor sentimental é bem maior e mais dolorosa. Quando te doí um braço podes dizer com toda a certeza: a dor vem daqui. Quando é a "alma" que dói, não sabes explicar onde é, não percebes onde é. Pior, a dor sentimental não dói, só é sentida.
Bjs*

Anónimo disse...

Interessante o que dizes :)
A meu ver a dor física e a dor mental podem ser perfeitamente comparáveis.
A dor física geralmente tem uma causa conhecida ou pelo menos tratável, que em tratar-se de uma dor aguda poderá ser rapidamente anulada com o recurso aos diferentes fármacos analgésicos, mais difícil, mas não impossível, caso se trate de uma dor crónica, por si mais incapacitante.
A dor sentimental/emocional tem também uma causa conhecida, ou várias, mas invisivel a TACs e RXs. Será mais difícl porque requer que a pessoa reconheça essa dor, saiba falar sobre ela e queira acabar com ela. As pílulas mágicas neste caso, para mim, só pioram. Tal como na dor física, muitas vezes ao tentarmos eliminar a dor, estamos a disfarçar a causa e quando acabar o efeito terapêutico a dor reaparecerá. O grande problema na dor sentimental/emocional é a cabecinha de cada um de nós.
De qualquer forma, ambas podem ser extremamente incapacitantes.

**

Jedi Master Atomic disse...

Ainda bem que só puseste a imagem no fim do post senão não tinha conseguido ler nada...lol

Quanto ao post, acho que a dor fisica por doer mais, mas a dor emocional demora muito mais tempo a curar.

Gasper disse...

Entre um e outro, venha o diabo e escolha!

Ritinha disse...

É uma questão complicada, ambas doem demais, ambas podem ser mortais, mas penso que a física passa muito mais rapidamente que a dor emocional!

Paper disse...

Eu ca prefiro não ter nenhuma. :)
Mas penso que a dor emocional é muito mais difícil ultrapassar.

Poison disse...

#Kim III
São dores diferentes, que se manifestam de formas diferentes. O que é certo é que a dor física apenas é palpável...

#Miss Worm
Doí sim, mas é preciso admitir essa dor para a poder curar. As vezes não sei se o químico é assim tão eficaz, ou apenas uma forma de dar a entender que estamos a ser ajudados.

#eu-sou-eu
é verdade, a dor sentimental ou psicológica não se vê... logo pode ser perfeitamente escondida, o que leva ao adiamento do tratamento e ao avanço da dor!

#O batata
E uma pessoa com dor de corno sente la os dentes? ;)

#NightWish
é bem verdade, só se sente e pouco mais podes dizer sobre isso. As vezes nem sabes muito bem porque doí!

#Amélie
Tens toda a razão. O tratamento para a dor sentimental passa por nós e não pelos fármacos, que só podem piorar.

#Jedi Master Atomic
é verdade, a dor sentimental pode durar muito mais tempo a passar. [a imagem esta no fim a pensar em ti, assim não te desfocas do texto ;)]

#Gasper
Verdade... é melhor nem tentar escolher!

#Ritinha
Tens razão, têm tempos diferentes para serem curadas.

#Paper
Não deve haver quer queira ter algumas delas xD
Mas sim, a sentimental demora a passar!

BlackRaven disse...

Sabes o que doi mais? É a combinaçao das duas, a dor sentimental que te provoca dores fisicas. Essa sim é a verdadeira dor, aquela que causa desconforto, aquela que te rouba o sono e os momentos de lucidez. A dor da alma e do coraçao fazem-te sentir o sabor do chao, levam-te a um nivel de dor que nao poderias imaginar poder existir, mas quando pensas que nao pode piorar, sentes dor no peito, aquela dor agoniante de prisao, depois a garganta aperta e o fenómeno termina com água, aquela com um pequeno toque de sal que escorre pela nossa face. Esta dor fisica desvanece e some, a maior fica gravada em nós e nunca a vamos esquecer, inventamos esquemas para a manter num lugar recondito da nossa alma, para nao se manifestar... ela esta la. Mas a vida continua....