Tudo o que o coração me disser!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os tombos da vida…

Nem todas as pessoas reagem da mesma maneira perante as adversidades da vida. Há umas que conseguem ser fortes e seguir com a sua vida em frente, por muito que isso lhes custe; e há outras que passam vários meses ou até anos a lamentarem-se e a usarem sempre a mesma desculpa para não conseguir seguir em frente.
É verdade que há situações em que a vida não é meiga connosco, que as coisas não correm bem, ou tão bem como o esperado. Mas os factos não vão mudar por causa das lamentações extremas e vitimizadas…
Quando aprendemos a andar, são muitas as vezes em que caímos, em que nos magoamos, em que choramos, em que pedimos colo e não nos apetece sair da segurança dos braços maternos… Mas temos de continuar a caminhar, para podermos crescer e aprender o que é viver. A vida também nos trata assim, derruba-nos para que nos levantemos e aprendamos a andar…. Umas vezes em passos delicados de bebé, outras em passo calmo mas determinado, outras a correr com vontade de absorver tudo o que a vida tem para oferecer!
Mas tal como em crianças, não podemos cair e ficar indefinidamente no chão, há espera que um dia alguém nos levante. Se em miúdos tínhamos a coragem de seguir em frente e continuar a tentar caminhar, quando a vida nos derruba temos de pensar de forma semelhante e levantar…
Claro que a queda é maior, que a dor é maior, que o tempo para se levantar é maior… Mas de nada nos serve as lamechices, as desculpas, as vitimizações. Se não nos erguermos a vida vai passar por nos sem esperar que tenhamos a coragem de seguir com ela… e a seguir só acontecem mais lamentos, de quem não aproveitou, de quem não lutou para ser feliz e agora já é tarde!



3 comentários:

Paper disse...

A vida é como uma rosa, muito bonita mas com espinhos pelo meio, é preciso lutar contra esses espinhos ultrapassa los, e não lamenta los, por mais que as pessoas que nos rodeiam e gostem de nos nos apoiem nesses momentos a principal luta é nossa. Menos lamentações mais acções. :)

*Nightwish* disse...

Não nos adianta ficar caídos no chão a chorar, por mais seguro e certo que isso possa parecer. Se passamos a nossa existência a lamentar tudo o que de mal nos aconteceu, um dia acordamos e percebemos que a vida passou por nós sem a vivermos. Viver é difícil, mas tudo pode melhorar se nos esforçarmos por sermos melhores todos os dias.
Bjs*

Raven disse...

Sim, há gente que tem uma secreta esperança que a vida vá parar só porque elas estão numa cama a dizer "Sou tão coitadinha!".
Essa atitude irrita-me!
Os erros, as quedas, o sofrimento são bons. Como seriamos pessoas melhores sem sofrer e aprender? Pelo menos eu tenho consciencia que ganhei uma indole melhor desde que perdi tudo o que achava que estava garantido.