Tudo o que o coração me disser!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reprodução à antiga…

Foram muitas as vezes em que ouvi, e ouço, a minha rica avó a dizer que antigamente não havia cá impedimentos para ter filho, os que viessem eram bem-vindos, fossem eles 5 ou 50, tudo se cria. Ela lá teve os seus 6, que não vieram mais, e o maior desgosto da senhora é as netas serem quase todas filhas únicas.
As vezes lá se lamenta que teve muitos filhos e que não pode dar oportunidade de estudar a todos, nem terem empregos bem remunerados… E ai, eu argumento, “podia ter tido menos filhos e assim os que tivesse estavam bem melhor.” Mas não, porque se o Senhor do Céu os enviou era para os ter… “-E sabes, não havia televisão, uma pessoa deitava-se cedo! Não havia luz e o petróleo era caro…”
Pronto, podemos concluir que seria mais ou menos assim: “oh querida, ainda é tão cedo para dormir. Vamos ali num instante ver se ficas prenha de mais um!”

Mas há uns dias, o meu pai, ainda me contou uma história bem mais rebuscada. Contava ele que era tido como uma má família aquela que tinha poucos filhos… Ou seja: -“ Só tens um filho? Andas possuída pelo Diabo!”
Portanto, acabava por existir uma determinada rivalidade entre as famílias da zona. –“ Oh António, a vizinha já ta prenha outra vez. Vai-nos passar a perna!”
-“Deixa estar filha, que logo a noite a gente faz mais um. O cabrão do Quim das Coives não marra na mulher mais do que eu na minha!”
Lá vinha mais uns quantos inocentes a esta vida, que na altura era mais madrasta do que hoje. E todos serviam para ajudar os pais nos trabalhos do campo, que  –“desde que caminhe, já ta bom para andar na terra. Somos muitos, todos têm de ajudar”.
Planeamento familiar era coisa do Diabo, métodos contraceptivos era para as meretrizes que vendiam o que tinham de melhor aos homens…
Bem, sou filha única. Neta de uma senhora com 6 filhos e de outra com 10. E bisneta de uma heroína que deu à luz 18 vezes…


6 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Estás fadada para ter muitos filhos....looool

*Nightwish* disse...

Não fazia ideia que as pessoas que tinham poucos filhos eram mal visto... Bem, eu primos tenho muitos e espalhados por este mundo fora, que nem sei quantos tenho neste momento. O meu trisavó (um deles, vá) casou duas vezes. Da primeira mulher teve 3 ou 4 filhos, da segunda teve mais de vinte, quase todos gémeos. Ao todo, foram 29... porque naquela altura não havia televisão, não é verdade xD
Bjs*

Raven disse...

18 vezes???? fiquei chocada!

mary disse...

também sou da opiniao que mais vale ter um e dar tudo o que puder para ele do que ter cinco e dar um pouco a cada...

BlackRaven disse...

O problema é que hoje em dia as pessoas não pensam em filhos, bem a questão agora nem se coloca no plural, filho é mais correcto. O casal agora pensa no orçamento, no custo que irão ter de suportar para trazer uma alma inocente a este mundo cruel. Actualmente ter dois filhos é raro, o que por volta da década de 80/90 seria normalíssimo, a conta fica-se por um, e.... Mas eu tenho esperança que quem nos vai salvar deste recuo demográfico será o Tony Carreira, sim o grande Tony. Vocês já viram a quantidade de mulheres que vão para os fabulosos concertos dele gritar :
"Tony Faz-me um Filhooooo..." :D

Poison disse...

#Jedi Master Atomic
Olha que não... Acho que vou seguir o exemplo da minha mãe e fechar a loja depois do primeiro exemplar xD

#Nightwish
Pronto, bateste o recorde da minha família xD

#Raven
Verdade, já era quase profissão. xD

#Mary
Exacto. Ter muito mas em condições pouco favoráveis não!

#Blackraven
é normal que pensem no orçamento. Como disse, prefiro ter apenas um e dar-lhe o melhor que puder do que ter 3 e não poder dar nem metade. Eu tenho plena consciência que se não fosse filha única nunca teria o que tenho hoje, e não, o amor de um irmão nunca iria substituir o resto!